quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Alótropo

Boa noite,

O nome e o planeta Alótropo surgiu de uma necessidade de corte, organização e metáfora.
Vamos do final para o começo:
A metáfora vem porque alótropo significa uma das arquiteturas moleculares que um mesmo composto químico pode ter. No caso co carbono (C) você pode ter as quatro ligações de diversas forma sendo que o formato triangular trás o famoso diamante. A questão é que a mesmíssima matéria, organizadas de formas diferentes pode ter propriedades completamente diferentes. a metáfora seria sobre o corpo perfeito e a mente que o habita.
Sabendo que nanomateriais, ou sejam, circuitos, robôs e construtos do tamanho de moléculas, e sabendo que a engenharia genética pode construir células e implantá-las transformando o corpo, por exemplo usar células troncos para formar muculos ou órgãos, sabendo dos dois e sabendo que já é possível clonar um ser humano, não seria possível arquitetar todo um corpo para que servisse a uma função programada? Como um robô feito de células?
Esse é o capítulo mais importante do livro, pois levanta a pergunta: Quem habita o corpo perfeito? O Indivíduo, o sistema ou um invasor?
E por mais que isso possa parecer muito distante, a metáfora esta no dia a dia. As pessoas são condicionadas por suas funções sociais, seduzidas por necessidades de outros e lutam por seus espaços para ser quem são.
Não vou me ater mais à metáfora. Mas queria lembrar que cientificamente estamos próximos de algo assim ser possível.
O aspecto organizacional se deu porque este era um capítulo muito longo que se passava apenas na nave. Havia a ideia de loucura mas nenhum lugar externo físico. mas precisei dividir esta ideia por mais capítulos. então para marcar o passado em nomes de planetas acrescentei este detalhe.
Interessante pensar que um planeta é um detalhe.
A organização já explica a necessidade de corte também. Os outros conceitos eu coloquei em episódios mais curtos e menos técnicos pelos capítulos adiante. A relação de mutação e de clonagem havia sido muito mais explorada. Assim como (SPOILER) o aparecimento de Bastian na mente de Adam.

Hoje só essa pílula, pois nos capítulos adiante retornarei a este conceito.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário